quinta-feira, 7 de junho de 2012

Planejamento profissional – Como e por que fazer?

 12/9/2011, por Equipe Jovens Braskem

Quando projetamos crescimento e sucesso profissionais, estamos falando de trajetória e de definições de carreira. A formação é essencial neste processo, mas não determina o êxito. Não adianta, por exemplo, escolher uma profissão que comprovadamente gera um alto retorno financeiro, se você não tem a menor habilidade ou gosto pela função a ser desempenhada. Números e profissões “da moda” também não garantem o seu sucesso profissional.
Para obter resultados positivos na vida profissional, é necessário ter disposição para um exercício contínuo de autoconhecimento. E para tanto, é preciso responder a perguntas como: “O que eu quero pra minha vida?, “O que eu gosto de fazer?, “Quais competências eu tenho?”, “Por que eu quero trabalhar nesta atividade?”, “Quais são meus objetivos a curto, médio e longo prazo?, “Em que mercado e empresas eu gostaria de atuar?, “Como fazer para chegar onde eu quero?”, “Que ações realizar para alcançar minhas metas e objetivos?”.
A formação técnica, do mesmo modo que sua decisão por seu espaço profissional, também precisa ser resultado das respostas às perguntas acima. Assim, você estará ainda mais focado naquilo que gosta e poderá exercer muito bem suas atividades. Você pode, ainda, pesquisar sobre a área de trabalho que escolheu e investir nela, por exemplo, fazendo cursos de extensão sobre o assunto ou participando de redes e fóruns sociais que debatam o contexto e que tenham profissionais que compartilhem suas experiências.
Iniciar a vida profissional com um estágio pode ser uma grande oportunidade de conhecer o mercado de trabalho e o que você escolheu desempenhar, além de propiciar o ganho de experiência. A partir de sua atuação, de autoanálise e de feedbacks dos gestores, você poderá direcionar melhor seu trabalho, traçar objetivos e se desenvolver. Da mesma forma, profissionais mais experientes devem sempre questionar suas escolhas, seu desempenho, traçar metas e até mesmo realinhamentos de carreira, caso estejam insatisfeitos ou ávidos por novos desafios.
As empresas já sabem que um funcionário satisfeito e com foco produz mais e gera mais resultados. Por isso, as organizações têm investido em planejamento profissional. Ou seja, é de interesse das corporações que você tenha clareza de onde está e aonde quer chegar através do seu trabalho.
Para obter sucesso em sua carreira, mais do que “acertar” na escolha, é preciso planejar, e isso requer trabalho. Quanto mais sua trajetória estiver coerente com seus propósitos de vida, melhor é o retorno da sua profissão, além da satisfação gerada por produzir algo que tenha sentido para você. Pense, pesquise e planeje-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário