segunda-feira, 21 de maio de 2012

Significado da vida


Quantos de nos não fez essa mesma pergunta ao menos uma vez, Qual o significa da vida?

Acredito que todos nós já fizemos essa pergunta, e muitos de nós também em algum momento tentou responder essa pergunta.

Para termos uma resposta consensual, onde pudéssemos chegar o mais próximo possível da realidade de todos nós seres humanos, teriam de ouvir a visão de muitos para então tentarmos encontrar um significado palpável para essa pergunta.

Mas existem algumas atitudes que todos compartilhamos ou pelo menos a maior parte de nós.

Fazemos com frequência algumas ações que acreditamos melhorar nossa vida, ajudar o próximo, realizar uma boa ação enche nosso coração de alegria e traz a sensação de que fizemos algo cujo tem um significado.

Escrevemos nossas experiências e compartilhamos na esperança de que alguém a leia e se sinta bem com essa vivencia e com isso crie força e comece a transformar sua vida.

Sempre estamos dispostos a fazer o bem, não só apenas para nossos entes queridos mais principalmente a pessoas que nem sequer conhecemos.

Estamos sempre lutando para fazer algo diferente, algo que acrescente na nossa vida ou na vida de alguém, isso faz com que nós sintamos acrescido de um sentimento forte e benevolente, que nós faz acreditar que fazemos a diferença.

Alguns por outro lado passam por essa vida, não se preocupam em vivê-la.

E você de que lado esta?

Vive constantemente em busca do significa em estar aqui ou apenas passa por aqui?

Essa pergunta é algo cujo traz consigo uma boa forma de reflexão do que realmente somos nesse mundo, e qual nosso proposito nessa vida.

Essa reflexão pode durar dias, meses e até anos, e sempre encontraremos respostas diferentes a anteriores, pois estaremos vivendo momentos diferentes quando paramos e nos perguntamos novamente.

Isso por que somos insaciáveis, somos repletos de desejos e sonhos que mudam constantemente, que vão se alinhando com a condição que estamos vivendo e do quanto alcançamos.

Vivemos fazendo planos e traçando metas e objetos para nós arduamente, sempre pensando o quanto isso nos fará feliz, o quanto isso beneficiará nos entes, entes que por muitas vezes nem agradecem tanto esforço.

Mas mesmo assim nós mantemos firmes provando todos os dias a nós mesmos que podemos sempre ser melhores do que ontem.

E nessa busca incessante pelo sucesso prestigio e gloria. Então nos esquecemos de saborear nossas vitorias e conquistas.

Estamos preocupados demais para sentir o prazer de tudo que lutamos para ter.

Por outro lado se não obtemos a vitória, além de receber a reprovação de nossos entes e das pessoas que fazem parte de nosso ciclo social, começamos a fazer cobranças a nós mesmo como se fossemos incompetentes, como se errar fosse um mal desnecessário para nosso aprendizado.

É através desses momentos frustrantes que encontramos com nós mesmo novamente e refletimos sobre tudo que fizemos de errado e recomeçamos.

Recomeçamos com o mesmo sentimento de que já obteve a vitória muitas e muitas vezes.

Esse sentimento serve para nós mostrar que somos falhos que possuímos limitações e que às vezes precisamos de ajuda em nosso caminhar, e nesse momento que descobrimos o quanto precisamos uns dos outros para a obtenção da vitória.

E com isso o ciclo começa novamente. Lembra quando citei que buscamos ações que façam diferença, pois é são essas ações que devemos refletir, essas ações são as que podem revelar o nosso significado nessa vida, são essas ações que nos movem para o novo, deixando o velho armazenado em nosso pensamento para que não cometamos o mesmo erro.

São essas ações que devemos usar como estratégia em nosso planejamento de vida, pois são essas ações que irão ajudar a alcançar o que buscamos.

Nossa felicidade, não a felicidade plena, mas uma possibilidade de viver, vários e vários momentos de plena felicidade.





Paulo Cazão




Nenhum comentário:

Postar um comentário